4 de julho de 2011

NA HORTA COM AS CRIANÇAS


Cultivar uma Horta é uma experiência educativa para as crianças.
Quando cativamos as crianças para criar uma horta, damos-lhes a oportunidade de aprender a gostar de alternativas aos snacks de pacote: a gostar de vegetais.
É compensador observar as crianças a sujarem-se com terra, a empenharem-se no cultivo e no sucesso das suas culturas, e no valor que dão à colheita dos frutos, recompensa do seu trabalho na horta.

PLANTE VEGETAIS DE CRESCIMENTO RÁPIDO
Seleccione sementes que rebentem e cresçam rapidamente. Rabanetes, alfaces e feijões são uma boa escolha, até porque são fáceis de manter. Use copos de iogurte ou pacotes de leite cortados e perfurados para fazer a sementeira, e estará a ensinar também a reciclar. Deixe as crianças decorarem estes recipientes ao seu gosto e a pintarem nome dos vegetais que lá vão semear.
Dê a cada criança algumas sementes, ensine-a a semear, e atribua-lhe a responsabilidade de regar e cuidar daquela planta em especial.

PLANTE VEGETAIS DE CRESCIMENTO LENTO
Plante também em recipientes alguns vegetais de crescimento lento: isto irá mostrar às crianças que nem todos as plantas têm o mesmo ritmo, e aumentará a sua experiência! Por outro lado, servirá para comparar com os vegetais de crescimento rápido.

LIÇÕES DA HORTA
Elabore um gráfico onde seja fácil ver os tempos de crescimento de cada vegetal cultivado: anote a data da sementeira, de plantação e da colheita.

Desenhe ou imprima folhas para cada vegetal, com o seu nome comum, o nome botânico, e uma imagem grande para colorir. Estes desenhos poderão enfeitar a horta!

Tire fotografias da semente, da semente germinada, da planta, e de várias fases do seu crescimento até à colheita, e faça um pequeno álbum ou colagem onde mostre esta sequência.

Colha, coma e partilhe
A altura da colheita é a recompensa pelo trabalho árduo executado na horta: a recompensa final que as crianças tanto anseiam. Ensine as crianças a colher os frutos sem estragar a planta e planeiem juntos uma refeição onde possam desfrutar da colheita (uma salada ou snack, é uma boa ideia)!

Prepare pequenos cestos com amostras do que colheram e ofereçam aos vizinhos, amigos e família!