16 de setembro de 2011

Armadilhas para a Mosca da Fruta - como fazer

Em Portugal, os meses de Abril e Setembro requerem um cuidado especial com as fruteiras, uma vez que é a altura ideal para colocar as armadilhas para a mosca da fruta.

O insecto adulto é uma pequena mosca com 4-5 mm. As fêmeas são providas de um oviscapto cortante com o qual ferem os frutos e fazem a deposição dos ovos sob a epiderme.
O insecto hiberna sob a forma de pupa, no solo. Cerca de dez dias após a sua eclosão (saída da pupa), as fêmeas adultas dirigem-se para os frutos, onde, depois de fecundadas, se imobilizam, depositando, em média, 4 ovos alongados e brancos por fruto, até um total de 300-400 ovos férteis, se as condições forem favoráveis. A longevidade média da fêmea adulta é de dois meses, podendo percorrer até 15 km.
Após 2-5 dias de incubação no interior da polpa, as larvas de cor branca-amarelada dirigem-se para a superfície dos frutos e, depois, ao estilo de um exercício de ginástica, saltam para o solo, onde se introduzem a 1-2 cm, para puparem. Em condições óptimas, uma geração completa-se em três semanas, podendo ocorrer até 5-8 gerações anuais. As temperaturas médias diárias mais favoráveis são, normalmente, acima de 15ºC.
O ataque manifesta-se por uma pequena mancha de auréola descolorida, resultante da picada que precedeu a postura, aumentando de tamanho e tornando-se acastanhada se a postura foi viável.
Uma vez consumada a eclosão das larvas, a polpa torna-se mole e decompõe-se a seguir. Nessas circunstâncias estão criadas as condições para o desenvolvimento de fungos saprófitas, os quais levam à destruição dos frutos. 

Clique na imagem seguinte, e veja como fazer uma armadilha muito eficaz para as moscas da fruta!