4 de janeiro de 2013

A Lagarta da Couve

A borboleta branca da couve é bastante comum em toda a Europa, especialmente no sul, onde estamos.

[editar]
Morfologia


Borboleta adulta
Tem uma envergadura de 4 a 6,5 cm. As asas são brancas, com extremidades negras na parte anterior das mesmas em ambos os sexos. As fêmeas apresentam duas marcas negras, redondas na parte anterior das asas. A parte inferior das asas é esverdeada de cor muito clara, o que facilita a camuflagem quando estas borboletas se encontram em repouso. As marcas negras são geralmente mais escuras nos indivíduos nascidos no Verão.

[editar]Ciclo de vida


Lagarta da couve
A fêmea faz uma postura total de cerca de 600 ovos repartidos em vários grupos de 20 a 100 ovos de cor amarela em plantas da família da couve (brássicas). As larvas eclodem passados 4 a 17 dias dependendo da temperatura. Geralmente parecem apresentar uma preferência por variedades de Brassica oleracea (Couve). As lagartas são verde amareladas com linhas amarelas e pontos negros ao longo do corpo. Protegem-se dos seus predadores obtendo um desagradável óleo de mustarda das plantas de que se alimentam o que as torna pouco apeteciveis. No entanto um grande número parece ser vítima de uma vespa parasita (Apanteles glomeratus). A crisálida é também verde amarelada com pontos negros. Passam o inverno em estado de crisálida.
São consideradas uma peste pelos os agricultores que se dedicam à cultura das várias espécies de brássicas.
Estas espécies devoram toda a folha, restando só as nervuras principais (talos mais grossos).
Dado o instinto gregário que manifestam, os seus estragos podem ser localizados, devorando plantas inteiras, sem afectar as vizinhas.
Outro tipo de estrago indirecto, é a grande quantidade de excrementos que produzem e que com a chuva e o orvalho são arrastados e se acumulam no coração da planta, tornando-a incomercializável.

Como evitar a praga:
O método biológico mais eficaz é utilização de Bacillus thuringiensis. 
A espécie Bacillus thuringiensis é uma bactéria, que normalmente habita os solos, mas também pode ser encontrada no intestino de lagartas de espécies de borboletas ou ainda sobre a parte escura na superfície de um vegetal.
Seu uso social é muito comum para o controle de pragas, pois é um potente pesticida. Mesmo apesar disso, não traz nenhum (ou quase nenhum) malefício aos humanos, animais pastores ou polinizadores. Portanto, é um pesticida ecologicamente correcto. Porém, expor demais uma plantação à esse recurso por de induzir inicialmente uma tolerância e mais tarde uma resistência, por parte da praga-alvo. 
Existe em Portugal à venda nas cooperativas agrícolas e casas da especialidade com diversos nomes comerciais, tais como BACTIL X2, DIPEL, TUREX, KURSTAK, PRESA, BACILECO, BELTHIRUL.


Fontes: http://www.sapecagro.pt, http://agrogreen.blogspot.pt, wikipaedia

6 comentários:

  1. É a primeira vez que venho a este blogue. Sou um apaixonado pela jardinagem, mais concretamente pelas plantas aromáticas e medicinais.
    Por aquilo que me foi fado apreciar, este é um blogue muito interessante, com muita informação interessante.
    Parabéns!
    Vou adicionar o endereço à minha lista de blogues a seguir e virei aqui frequentemente.
    Um abraço

    João Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João Carlos!Ficaremos a aguardar as suas visitas, esperando não o decepcionar!Bem haja!

      Eliminar
  2. Anónimo3/1/14

    cara construí um habitat pra esses insetos até eles completarem o estagio larval ,você poderia me dizer quanto tempo isso dura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que seja entre 20 a 25 dias!

      Eliminar
  3. Anónimo22/1/14

    Vou lá em Portugal comprar! Antes tenho que vender um milhão de folhas de couve, infelizmente as lagartas não deixam!

    ResponderEliminar
  4. Procure por "Bacillus thuringiensis" numa casa de produtos agrícolas ou numa loja online. Como é o nome científico, será mais fácil encontrar o produto, mesmo que tenha um nome comercial diferente.
    No entanto, ficamos a aguardar a sua visita a Portugal! Boa sorte!

    ResponderEliminar

Coloque aqui o seu comentário e/ou sugestões.