4 de janeiro de 2013

A Lagarta da Couve

A borboleta branca da couve é bastante comum em toda a Europa, especialmente no sul, onde estamos.

[editar]
Morfologia


Borboleta adulta
Tem uma envergadura de 4 a 6,5 cm. As asas são brancas, com extremidades negras na parte anterior das mesmas em ambos os sexos. As fêmeas apresentam duas marcas negras, redondas na parte anterior das asas. A parte inferior das asas é esverdeada de cor muito clara, o que facilita a camuflagem quando estas borboletas se encontram em repouso. As marcas negras são geralmente mais escuras nos indivíduos nascidos no Verão.

[editar]Ciclo de vida


Lagarta da couve
A fêmea faz uma postura total de cerca de 600 ovos repartidos em vários grupos de 20 a 100 ovos de cor amarela em plantas da família da couve (brássicas). As larvas eclodem passados 4 a 17 dias dependendo da temperatura. Geralmente parecem apresentar uma preferência por variedades de Brassica oleracea (Couve). As lagartas são verde amareladas com linhas amarelas e pontos negros ao longo do corpo. Protegem-se dos seus predadores obtendo um desagradável óleo de mustarda das plantas de que se alimentam o que as torna pouco apeteciveis. No entanto um grande número parece ser vítima de uma vespa parasita (Apanteles glomeratus). A crisálida é também verde amarelada com pontos negros. Passam o inverno em estado de crisálida.
São consideradas uma peste pelos os agricultores que se dedicam à cultura das várias espécies de brássicas.
Estas espécies devoram toda a folha, restando só as nervuras principais (talos mais grossos).
Dado o instinto gregário que manifestam, os seus estragos podem ser localizados, devorando plantas inteiras, sem afectar as vizinhas.
Outro tipo de estrago indirecto, é a grande quantidade de excrementos que produzem e que com a chuva e o orvalho são arrastados e se acumulam no coração da planta, tornando-a incomercializável.

Como evitar a praga:
O método biológico mais eficaz é utilização de Bacillus thuringiensis. 
A espécie Bacillus thuringiensis é uma bactéria, que normalmente habita os solos, mas também pode ser encontrada no intestino de lagartas de espécies de borboletas ou ainda sobre a parte escura na superfície de um vegetal.
Seu uso social é muito comum para o controle de pragas, pois é um potente pesticida. Mesmo apesar disso, não traz nenhum (ou quase nenhum) malefício aos humanos, animais pastores ou polinizadores. Portanto, é um pesticida ecologicamente correcto. Porém, expor demais uma plantação à esse recurso por de induzir inicialmente uma tolerância e mais tarde uma resistência, por parte da praga-alvo. 
Existe em Portugal à venda nas cooperativas agrícolas e casas da especialidade com diversos nomes comerciais, tais como BACTIL X2, DIPEL, TUREX, KURSTAK, PRESA, BACILECO, BELTHIRUL.


Fontes: http://www.sapecagro.pt, http://agrogreen.blogspot.pt, wikipaedia

13 comentários:

  1. É a primeira vez que venho a este blogue. Sou um apaixonado pela jardinagem, mais concretamente pelas plantas aromáticas e medicinais.
    Por aquilo que me foi fado apreciar, este é um blogue muito interessante, com muita informação interessante.
    Parabéns!
    Vou adicionar o endereço à minha lista de blogues a seguir e virei aqui frequentemente.
    Um abraço

    João Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João Carlos!Ficaremos a aguardar as suas visitas, esperando não o decepcionar!Bem haja!

      Eliminar
  2. Olá
    Tomei a liberdade de incluír "a cidade das hortas" na minha lista de preferidos.
    Agradeço a qualidade, o cuidado e diversidade dos conteúdos.
    Cumprimentos
    António A.
    www.hortadecodecais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/1/14

    cara construí um habitat pra esses insetos até eles completarem o estagio larval ,você poderia me dizer quanto tempo isso dura?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22/1/14

    Vou lá em Portugal comprar! Antes tenho que vender um milhão de folhas de couve, infelizmente as lagartas não deixam!

    ResponderEliminar
  5. Procure por "Bacillus thuringiensis" numa casa de produtos agrícolas ou numa loja online. Como é o nome científico, será mais fácil encontrar o produto, mesmo que tenha um nome comercial diferente.
    No entanto, ficamos a aguardar a sua visita a Portugal! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/2/14

    o que devo fazer pra acabar a lagarta da minha horta pois nao consigo vender mais nenhum.






    ResponderEliminar
  7. É sempre bom conhecer e entender.
    Um dos proximos passos aqui pelo sitio é plantar couves.
    Algumas para ornamentar e outras para o consumo.
    Simplesmente-adoro-couves
    janicce

    ResponderEliminar
  8. Adorei blog. .. Minhaae tb sofre com as verdinhas. .. Ontem fiz um cozido de pimenta com vebola e alho. . Triturei tudo e liquidifiquei, agreguei oleo cozinha e vinagre. .. Os pulgoes em 30minutos fugiram. .. As lagartas levantaram a cabeça e me pareciam estar reclamando de algo. .. Risos. .. Pulverizei tudo. . E a pasta que sobrou coloquei ao redor da couve. .. Enfim, peguei duas larvas e deixei as presas com uma.folha destas. .. Para ter certrza que elas estao repignando. . Espero q elas nao se bandem para as outras plantas. .. Pensei em pulverizar as frutas q padecem e.nao chegam a amadurecer. ...

    ResponderEliminar
  9. Tem alguma solução caseira para o controle desta lagarta? Tem poucos pés de couve em casa e há muitas lagartas. Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    Tenho alguns pés de couve em casa e é recorrente o ataque de lagartas. Elas aparecem em dezenas e comem toda a folha rapidamente.
    Há alguma solução caseira para tratar esta praga?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/2/17

    Sou Edmar plantei couve no meu quintal apenas para consumo próprio suco etc e as lagartas acabam com as folhas ja tentei alguns metodos naturais mais n funcionou ,aquela de folha de tomate ou hortelã é pura balela poiss minha couve está no meio de um canteiro de hortelã e também pés de tomate , vou procurar este pesticida se encontrar e Resolver comentarei aqui e agradeço .

    ResponderEliminar

Coloque aqui o seu comentário e/ou sugestões.