31 de maio de 2011

A Horta Global


Há muito tempo que procuramos, além das práticas diárias a que nos obrigámos a cumprir na nossa vida pessoal, (poupança de recursos, reciclagem, etc.) aquilo que podemos fazer para melhorar o planeta!

Como somos aficionados por horticultura, pensámos que, se todos os cantinhos do planeta fossem aproveitados para neles se cultivar uma horta biológica, seriam inúmeros os benefícios daí retirados:

 1 - Sabemos que estamos a consumir legumes sem herbicidas, fertilizantes químicos e pesticidas. Ao consumirmos vegetais fertilizados, estamos a permitir que todos os químicos utilizados no seu cultivo entrem na cadeia alimentar, nos lençóis freáticos, na atmosfera, etc. causando desequilíbrios biológicos e poluição. E é tão fácil cultivar e obter os melhores resultados sem tóxicos, que nem sequer compreendemos porque é que os agricultores convencionais os utilizam! Podemos utilizar a rotação e consociações de culturas, a limitação natural, cobertura do solo, adubos verdes, compostagem, etc - soluções gratuitas contra os químicos comerciais!
2 - Ao consumirmos vegetais cultivados à nossa porta (ou na nossa região), diminuímos os efeitos da poluição causada pelo seu transporte (para quê importar, quando podemos cultivá-los?).
3 - Se todas as varandas e terraços das nossas cidades tivessem plantas realizando a fotossíntese, transformariam o Dióxido de Carbono em Oxigénio, controlando o efeito de estufa, e o ar seria mais limpo e saudável.
4 - O facto de ser possível fazer compostagem e minhocompostagem em varandas, iria canalizar todos os restos de jardim e cozinha para serem transformados em composto, diminuindo substancialmente o volume de resíduos colocados nos contentores do lixo.

O nosso ideal é transformar o planeta numa imensa Horta, pelas razões anteriormente apontadas, e porque acreditamos que será a melhor forma de erradicar a poluição, as doenças causadas pelos químicos na alimentação e a fome ao nível mundial!

Queríamos que todos se juntassem a esta causa!

A Cidade das Hortas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloque aqui o seu comentário e/ou sugestões.