10 de maio de 2012

Colhendo ervas aromáticas


Colher regularmente ervas aromáticas não só nos beneficia, como também ajuda a manter as plantas produtivas e saudáveis. No entanto, existem maneiras correctas e incorrectas de as colher. Comece por observar como elas crescem!
As plantas aromáticas, no geral, crescem de uma de duas maneiras: ou produzem folhas ao longo do caule (tomilho, hortelã, poejo, louro), ou lançam folhas/caules a partir de uma base ou coroa (cebolinho, salsa, coentros).

As plantas que produzem folhas ao longo do caule deverão ser colhidas cortando apenas a folha e não o caule. As plantas de coroa deverão ser cortadas pela base utilizando uma tesoura ou faca – tal como uma poda em pequena escala. Desta forma a plantas produzirão mais e durarão mais tempo.
Também é importante saber qual a melhor altura para colher: no caso de folhas suculentas, como o manjericão, colha antes de se terem formado flores, pois uma vez iniciado este processo, toda a energia da planta se concentrará em produzir flores e sementes, tornando as folhas duras e amargas.


Apanhe toda a salsa antes de começar a dar sementes, pois depois disso já não produzirá mais folhas.


Para as plantas perenes como a salvia, corte as flores e faça a poda no final do verão, para ter uma segunda remessa de folhas que durarão suculentas todo o outono e inverno.